Papo de esquina

Informações sobre o que há de interessante por ai…

Canadá vai lançar primeira missão espacial para caçar asteróides

Posted by Wéner Assis em 16 de maio de 2008

A Agência Espacial Canadense prepara-se para lançar a primeira missão espacial projetada exclusivamente para caçar asteróides. A sonda será capaz de localizar asteróides em curso de colisão com a Terra e que tenham dimensões que os tornam difíceis de serem localizados por telescópios no solo.

Minitelescópio espacial

A sonda NEOSSat (“Near Earth Object Surveillance Satellite”), que deverá ser lançada em 2009, é minúscula em comparação com os outros telescópios espaciais e mesmo com os satélites artificiais de comunicação. Ele pesa apenas 60 quilogramas e não é maior do que uma mala de viagem.

Ela levará a bordo um telescópio óptico com um espelho de 15 centímetros de diâmetro, menor do que os telescópios utilizados por astrônomos amadores. Apesar disso, estando livre das interferências da atmosfera, a sonda será capaz de encontrar objetos que dificilmente seriam visualizados mesmo por grandes telescópios instalados na superfície.

Caçando asteróides

A maioria dos NEOs (“Near Earth Object”: objetos próximos à Terra) encontrados até hoje são asteróides com órbitas fortemente elípticas, afastando-se muito do Sol e demorando anos para se transformar novamente em uma ameaça para a Terra.

Mas alguns nunca se afastam muito da órbita terrestre. E, como estão sempre próximos ao Sol, eles só podem ser observados quando o Sol está abaixo do horizonte – antes do amanhecer ou depois do pôr do Sol. Mesmo nesses momentos, o brilho do céu – o reflexo da luz solar na atmosfera – pode torná-los difíceis de se ver.

Estando acima da atmosfera, o NEOSSat poderá ter uma visão clara desses objetos. Os cientistas esperam que o pequeno telescópio espacial consiga catalogar 50% de todos os objetos que meçam mais do que 1 km de diâmetro.

Fonte:Inovação Tecnológica
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: