Papo de esquina

Informações sobre o que há de interessante por ai…

Sonda Phoenix pousará em Marte em 10 dias

Posted by Wéner Assis em 15 de maio de 2008

A Nasa confirmou que a sonda “Phoenix” irá aterrisar sobre uma zona do pólo norte de Marte no próximo dia 25. A sonda funcionará com energia solar e utilizará um braço robótico de 2,5 metros para recolher amostras de gelo e material que serão analisados por um laboratório a bordo.Um dos objetivos é saber se existiram condições favoráveis ao desenvolvimento de algum tipo de vida microbiana no planeta.

A agência espacial americana já admitiu que a nave enfrentará dificuldades ao entrar em contato com a fina atmosfera do planeta.

“Colocar uma nave sobre a superfície marciana é um assunto difícil e arriscado. Já sabemos que menos da metade das missões para Marte tiveram sucesso”, afirmou em entrevista, Ed Weiler, membro do departamento de missões científicas da Nasa.

Segundo Weiler, o principal risco são as rochas que podem atrapalhar a aterrissagem ou impedir o desdobramento dos painéis solares.

No entanto, na região escolhida para “Phoenix” descer, as rochas são menores que a nave diminuindo os riscos de impacto. Essa conclusão só foi possível através de imagens obtidas por uma das câmeras da MRO, Mars Reconnaissance Orbiter, em viagem em torno do planeta.

A existência de gelo sob a superfície das latitudes mais altas do planeta foi confirmada no pelo “Mars Odyssey” em 2002. Agora, “Phoenix” iniciará sua missão em uma região jamais visitada por uma nave espacial.

Fonte: Apollo 11
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: