Papo de esquina

Informações sobre o que há de interessante por ai…

Vida longa ao DOS !

Posted by Wéner Assis em 13 de maio de 2008

Essa é uma daquelas notícias em que você é obrigado a ler duas vezes porque nem acreta que possa ser real !

Nasa recupera dados de disco rígido derretido do ônibus espacial Columbia

Nave se desintegrou durante a reentrada na atmosfera em fevereiro de 2003.
Equipamento estava estourado e derretido, mas especialista conseguiur obter seus dados.

AP/Nasa

Disco rígido caiu do céu durante a desintegração do ônibus espacial Columbia

A Nasa conseguiu recuperar os dados de um disco destruído durante o desastre do ônibus espacial Columbia, em 2003. O feito, considerado impossível porque o equipamento estava derretido, foi conseguido pelo especialista Jon Edwards, que já havia antes recuperado informações de computadores destruídos por enchentes e incêndios.

O Columbia se desintegrou durante a reentrada na atmosfera em 1º de fevereiro de 2003, matando os sete astronautas a bordo. A nave havia sido danificada durante o lançamento por um pedaço da proteção térmica que se soltou do tanque de combustível externo.

O disco foi encontrado no Texas, ao lado de outros destroços que se espalharam pela região. Seis meses depois foi levado à companhia privada Kroll Ontrack Inc, de Minneapolis, nos Estados Unidos

“Quando recebemos, eram apenas dois pedaços de metal grudados. Não conseguíamos nem dizer que era um disco rígido. Estava queimado e as bordas estavam derretidas”, disse Edwards, um engenheiro da Kroll. “Parecia muito ruim a primeira vista, mas sempre fazemos uma tentativa.”

AP/Nasa
Equipamento estava bastante danificado

O disco foi usado no ônibus espacial para abrigar dados de um experimento científico sobre as propriedades do xenônio líquido, realizado durante a última missão da nave. A maioria das informações foi repassada antes da tragédia, via rádio, pelos astronautas. Mas só depois do trabalho de Edwards, os cientistas conseguiram os últimos dados para finalizar e publicar o estudo – na revista especializada Physical Review E.

Apesar de estar derretido e com a trava que protege o interior estourada, os danos ocorreram em áreas do núcleo que não armazenavam dados – o disco estava com apenas metade da capacidade cheia. Tudo isso só foi possível, é claro, por um golpe de sorte. Os velhos computadores do ônibus espacial rodavam o sistema operacional DOS, que não espalha os dados ao longo de todo o disco, como os sistemas mais modernos.

Bastou limpar o disco com um produto químico especial e Edwards conseguiu recuperar 99% dos dados.

Fonte: G1

Não sei o que me chocou mais nessa notícia, se o fato de a NASA ter conseguido recuperar os dados de um HD que ninguem daria 1 centavo (exceto o povo que adoraria colecionar restos do ônibus espacial que foi destruido) ou se fico mais ainda espantado com em tempos atuais alguem ainda usa DOS !!! ainda mais se tratando de uma empresa que cria novas tecnologias a todo momento.

Ps: Então meu caro amigo, cuido com as fotos e videos que tem salvo em seu pc principalmente durante a madrugada, não va axando que só porque zipou e ocultou a pasta seus dados então a salvo não… Nenhum dado esta perdido no mundo de hoje… rsrs

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: